ESTE É O BLOG DO CRONISTA ESPORTIVO MARTINS ANDRADE SOBRE O FUTEBOL CEARENSE.
FUTEBOL BAIÃO-DE-DOIS - O NOSSO FEIJÃO COM ARROZ.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

DINHEIRO!

Sábado ou domingo, nesta ou na próxima semana, ou quando Deus quiser um dia, a eleição da FCF vai acontecer.
Estão nesta briga duas facções: uma da situação, que já manda na federação como se ela fosse uma herança; e uma oposição que chega provocando barulho pelo ineditismo da candidatura: um político mal acostumado ao futebol.
O que querem eles?
A situação quer a continuação do usufruto deste doce de coco com uma cobertura de creme de leite, que não faz mal a ninguém... E é saboroso!
E se pergunta: porque entregar a um estranho as gordas verbas da CBF, depositadas fielmente todo final de ano como pagamento das tantas e tantas reeleições antecipadas do “escroque” Ricardo Teixeira, homem indiciado em vários crimes de corrupção?
Porque entregar esta rapadura a um estranho, que mal sabe onde é um campo de futebol? Questionam-se os situacionistas. Que diabo vem fazer numa federação de futebol um cidadão acostumado a costurar acordos políticos, e de campo, se muito entende, é de criar bois? Insistem os homens da federação e seus aliados.
Qual o sentido de uma pessoa que nunca participou de decisões sobre assuntos de futebol, nunca emitiu ou manifestou qualquer opinião sobre a situação, condição e estado em que se encontra o futebol baião-de-dois, e de repente aparece dando as caras para dirigir este futebol que, imagina-se, pouco conhece?
Mirem-se na copa do mundo que vocês entenderão o porquê e terão a resposta.
Averigúem quem está por trás da candidatura e descubram que os dois grupos não brigam para levar o futebol cearense ao cume da elite do futebol brasileiro.
A briga é por outra coisa.
Quem está por trás da candidatura da oposição tem um lastro e um rastro igual ou quase igual ao de Ricardo Teixeira.
A copa do mundo vem aí e o grupo da oposição está vendo, não um riachinho Pajeú de dinheiro correndo nesta Fortaleza, mas um São Francisco escorrendo para os cofres de pessoas que o cearense bem conhece. Para os que não sabem, Pajeú é um riacho que corta ao meio a cidade de Fortaleza.
E eles querem estar à frente do comando da federação quando a copa do mundo chegar.
Ao candidato da situação resta estrebuchar.
E ele sabe que a coisa não é fácil porque é sobrinho do falecido ex-presidente Fares Lopes, e deve ter visto ou percebido as manobras feitas pelo grupo que o apoiava à época para vencer as eleições.
Este mesmo grupo que hoje é oposição.
Só para refrescar a memória do candidato atual, quando Fares Lopes candidatou-se, a situação dizia a mesma coisa: a reeleição eram favas contadas!
E o que aconteceu?
Presidentes de ligas interioranas, sempre preso umbilicalmente aos prefeitos, foram coagidos. Ou votam com o governo ou perdiam o bico nas prefeituras. Os que resistiram, perderam o mandato e o emprego porque os prefeitos cuidaram de colocar outros no lugar.
Fares Lopes venceu e os que estão na federação hoje, têm-na como uma capitania.
Herança dele, Fares Lopes.
A oposição de ontem é a mesma de hoje e com os mesmos propósitos.
É só imaginar na possibilidade de divulgação das empresas das pessoas envolvidas no grupo que faz oposição, nos contratos que podem ser feitos, nas cotas que caberão à federação, nas cifras que poderão render esta fabulosa indústria do futebol, principalmente numa copa do mundo, que a conclusão é uma só... Dinheiro!

Nenhum comentário:

NOSSOS AMIGOS PATROCINADORES